quinta-feira, 21 de abril de 2011

VIVISSECÇÃO

A vivissecção é o ato de dissecar um animal vivo com o propósito de realizar estudos de natureza anatomo -fisiológica. No seu sentido mais genérico, define-se como uma intervenção invasiva num organismo vivo, com motivações científico-pedagógicas.
Esta técnica é utilizada em experimentação animal
Por ano cerca de 400.000.000 de animais no mundo inteiro são mortos em experiências realizadas em laboratórios. Um terço desse incrível número pertence à investigação médica; dois terços em pesquisas de atividades diversas: indústria de alimentação, cosméticos, produtos de limpeza, tabaco e indústria de guerra. São ratos, ratazanas, coelhos, cães, gatos, macacos, cavalos, bois – conhecidos nos laboratórios como "instrumentos biológicos".
Esses animais são desnecessariamente queimados, eletrocutados, envenenados, afogados, privados de sua alimentação e comportamento natural e forçados a ingerir substâncias tóxicas para fins ditos "científicos". "Sereis um motivo de terror para todo o animal da terra, para toda ave do céu, para tudo que se move sobre a terra, para todos os peixes do mar: eles estão entregues nas vossas mãos." (Gênese 9, 2 e 3) a Bíblia já previa essa crueldade.
Não sei até onde essas pesquisas dão certo, pois os animais reagem de maneira diferente da nossa: o porco espinho absorve sem perigo uma dose de ácido prússico capaz de matar um regimento. O coelho e o pombo ingerem sem problemas uma dose de beladona que mataria um homem. A salsa mata o papagaio; as amêndoas são tóxicas para cães; e muitos cogumelos consumidos pelos coelhos são extremamente perigosos para o homem. A morfina que acalma e anestesia os homens, causa uma excitação doentia em cães, gatos e ratos. Como a última etapa das experimentações com animais é sempre a experimentação no homem, freqüentemente as conseqüências são desastrosas. Os egípcios sabiam das diferenças entre homem e animais. Por isso, para verificar se a comida do faraó continha veneno, davam um pouco de comer ao cozinheiro e não ao gato. Temos que ficar atentos, quem será os primeiros seres humanos que experimentam os medicamentos após essas experiências em animais???
Os laboratórios devem adequar seus testes sob rígidos códigos de bioética para manterem-se aptos ao uso de animais vivos em seus estudos que buscam a descoberta e compreensão dos mecanismos de funcionamento dos organismos vivos e também encontrar a cura de muitas enfermidades que assolam a humanidade. Mas o direito dos animais devem ser preservados, proclamados em assembléia da UNESCO, em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978.
no Brasil encontra-se em discussão um código de leis que regulamentariam o uso de animais em experiências científicas.Os maus-tratos gratuitos a animais ( rinha-de-galo, farra do boi , etc.) são crimes ambientais. No Rio de janeiro foi criado uma lei que proíbe a vivissecção em todo o município.
Há muitas ONGs e ecologistas agindo contra essa brutalidade, lutabdo a favor dos animais, para que a prática chegue ao fim o mais rápido possível.
Vídeos: www.youtube.com/watch?v=dJumb7YMyrs
http://www.youtube.com/watch?v=bbVUe_V5llA

WIKIPÉDIA e SOS Natureza em março de 1990

3 comentários:

  1. Isso é crime, que horrível! Vai demorar quanto tempo para que comecem novamente a fazer com os humanos também? Se é que já não fazem?!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim fazem na Alemanha por dinheiro, e também na 2a guerra mundial durante mais de 6 anos contra judeus,eslavos, ciganos, homosexuais etc e os dados e informações conseguidos desta forma são usados até hoje, assim como as grandes empresas do eixo que utilizavam esta forma de pesquisa tais como a Krupp, siemmens, mitsubish, Bayer, Hugo boss etc

      Excluir
  2. Mil vezes que façam em "humanos", do que em pobres animais, pois ao menos os "humanos" tem como dar o aval e se responsabilizar pelo que pode acontecer. Abusar de seres indefesos, é muito fácil, queria ver isso ser feito em quem tem "consciência e inteligência", para concordar, com tamanha atrocidade.

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação, assim que possível darei retorno.