sábado, 29 de outubro de 2011

ILHA ATOL DAS ROCAS

Atol - ilha que se forma nos oceanos por por acumulação de corais e outros invertebrados, em forma de anel, em formato aproximadamente circular .
A Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas é um pequeno arquipélago de duas ilhas que pertence ao estado do Rio Grande do Norte no Brasil. É o único atol do oceano Atlântico Sul compreendendo 360 000 m² (incluindo o atol e as águas que o circundam). Fica a 260 quilômetros a nordeste de Natal, capital do estado, e 145 km a noroeste do Arquipélago de Fernando de Noronha. É a primeira Reserva Biológica Marinha do Brasil criada no Brasil, em 5 de junho de 1979, pelo Decreto-lei n.º 83549, constituindo-se desse modo numa reserva biológica em que a única atividade humana permitida é a pesquisa científica.
Com apenas sete quilômetros e com forma de uma elipse quase circular, está entre um dos menores do planeta.
Na maré alta somente ficam emersas duas ilhas, chamadas Farol e Cemitério, formadas por fragmentos de conchas, ossos de aves, de peixes e detritos vegetais. Já na maré-baixa surgem na área interior do atol várias piscinas naturais, de tamanhos e profundidades variadas, que funcionam como berçários para diversas espécies marinhas.
Esse antigo topo de vulcão funciona hoje como um enorme berçário vivo de muitas espécies. É considerado uma das áreas mais importantes para a reprodução de aves marinhas tropicais do Brasil. Todos os anos milhares de aves e centenas de tartarugas-verdes retornam para lá para desovar, é área de abrigo e alimentação da tartaruga de pente. Cinco espécies de aves residentes: duas de atobás, uma de trinta-réis ou andorinha do mar e duas de viuvinhas. Além delas, 25 espécies migratórias fazem de Rocas um porto permanente ( Venezuela, África, Sibéria).
Atol das Rocas é também o paraíso de muitas espécies aquáticas, foram catalogadas quase 150 espécies de peixes diferentes, quase cem espécies de algas, 44 de moluscos, 34 de esponjas, sete espécies de coral e duas espécies de tartarugas, 24 crustáceos, destacam-se o caranguejo terrestre e o aratu, que somente habitam ilhas oceânicas, 110 espécies de macroalgas.

Muitas embarcações já nalfragram nos recifes de Atol das Rocas. Os primeiros relatos de naufrágios ocorridos nos recifes de Rocas são do começo do século XIX, mas sabe-se que Rocas despedaça navios muito antes disso.
A primeira citação do Atol das Rocas, em carta náutica, foi publicada em 1502 por Alberto Cantino, representado sob a forma de mancha a Oeste da ilha de Quaresma (hoje conhecida como Fernando de Noronha).
Matéria completa no site: http://www.institutoaqualung.com.br/info_atol46.html
Vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=_5EBzNKe6WE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação, assim que possível darei retorno.