sábado, 17 de agosto de 2013

CREME DE VENENO DE ABELHA




Quando o veneno vira remédio
A ciência desvendando, aos poucos, o potencial terapêutico das temidas picadas.

Uma nova mania surgida na Inglaterra para atenuar rugas e marcas de expressão está chegando ao Brasil. É o tratamento contendo melitina, uma proteína que é o mais importante elemento do veneno da abelha - (bee venom). Uma máscara que se aplica para obter uma espécie de ação tensora imediata, promovendo o chamado efeito Cinderela – pele mais esticada e com menos marcas. A ação do creme é simples: o veneno das abelhas é formado por um composto de vários aminoácido que recebe o nome de melitina, que em contato com a pele, engana nosso organismo simulando uma picada de abelha, em contra partida nosso organismo responde estimulando a circulação de sangue e produzindo colágeno, elastina e células novas na região aplicada. É considerada como alternativa orgânica de Botox. A  máscara de veneno de abelha contém cerca de um por cento de veneno.
Obs: É contra-indicado para quem tem alergia à picada de abelha.
Os mecanismos de ação da melitina têm sido bastante estudados. “Ela representa 60% do veneno da abelha, tem ação anti-inflamatória comprovada e age em nível molecular de maneiras que estão sendo investigadas”, afirma o pesquisador Daniel Carvalho, do Instituto Butantan, de São Paulo, especialista no estudo do veneno das abelhas. Na pele, levanta-se a hipótese de que ela aumentaria a produção de colágeno e elastina – compostos que dão sustentação à pele –, de células de defesa e de enzimas benéficas à cútis.

A onda começou no fim do ano passado, quando as duquesas Kate Middleton e Camilla Parker Bowles, da família real inglesa, revelaram-se usuárias de produtos faciais contendo a substância. As atrizes Michele Pfeiffer e Gwyneth Paltrow também se declararam fãs do composto.

Se o objetivo é um efeito rápido para sair à noite com a pele mais bonita, use o cremes à base de proteína – manipulados em farmácia – após uma sessão de laser para obter a ação tensora imediata. “O efeito dura até uma semana”. Se a intenção é nutrir e amenizar marcas por tempo mais prolongado, Karla sugere quatro sessões de laser e depois o uso regular do creme.
O melhor creme anti-idade com veneno de abelha tem um princípio de funcionamento muito semelhante àquele feito com veneno de cobra.


Fontes de Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação, assim que possível darei retorno.