sábado, 26 de abril de 2014

            ILHA MAIS PERIGOSO DO MUNDO!

            Ilha de Queimada Grande - Eleita como Pior lugar do mundo para se visitar

Ilha da Queimada Grande é desabitada, tem acesso proibido e restrito a analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão federal que administra as unidades de conservação do Brasil, bem como a cientistas autorizados por essa Instituição.
A ilha está a 18 milhas náuticas (aproximadamente 30 km) da costa de Itanhaem e Peruíbe e,possui  aproximadamente 430.000m², topografia irregular e altitude máxima de 206m. O desembarque não é permitido pela Marinha do Brasil por medidas de segurança devido a grande quantidade de cobras, especialmente a Jararaca-ilhoa, espécie endêmica da ilha. Segundo alguns cientistas, a cobra venenosa com a peçonha mais potente do mundo.
O desenvolvimento dessa espécie se deu por causa do isolamento gegráfico a que foi submetida desde a época da glaciação da Terra. Quando as águas do degelo cobriram grandes extensões de terra, formavam-se várias ilhas, como essa. A maioria dos animais migrou para o continente e outros impossibilitados de nadar, ficaram confinados, sobrevivendo apenas aqueles que puderam se adaptar às condições da ilha.
Isolada numa ilha rochosa com cadeia alimentar  baseada em aves, A mudança de padrão alimentar forçou alterações no comportamento das cobras. Enquanto o parente continental
preserva hábitos terrestres na vida adulta, a ilhoa aprendeu a prender-se no alto das árvores pela cauda, a qual forma um laço em volta dos galhos e a sustenta pendurada – apenas os indivíduos jovens ficam o tempo todo no chão, pois se alimentam de lacraias, lesmas e sapos. Entretanto, estudos relacionando a hábitos alimentares demonstram que seu veneno tornou-se mais potente para garantir a morte imediata da presa que, se demorasse para morrer, poderia acabar por se afastar em voo. Assim, para garantir a refeição, a cobra pica o pássaro e não o solta mais, começando a engoli-lo logo em seguida.
densidade da espécie na ilha é tão grande que em apenas um dia é possível encontrar até 60 dessas. Não há uma estimativa concreta da quantidade de cobras da ilha mas estima-se entre 2 mil  a 4 mil serpentes.
Não há fontes de água potável na ilha, nem alojamento esperando por visitantes. As trilhas são íngremes e faz muito calor; a chuva, não raro, vem com tempestades de vento cortante. Há aranhas venenosas e, claro, cobras, milhares delas – no chão, nas pedras, na relva, nas árvores, por toda parte.
O que mata suas vítimas na natureza, porém, pode salvar vidas humanas. Ao estudar o veneno da jararaca comum, pesquisadores brasileiros descobriram, em 1948, o vasodilatador bradicinina, que tem ação anti-hipertensiva e que mais tarde deu origem ao medicamento Captopril. Em 2001, foi patenteado outro anti-hipertensivo baseado nas mesmas toxinas, o Evasin. Embora essas substâncias, do ponto de vista bioquímico, sejam parecidas nas duas espécies – tanto que o soro antiofídico é o mesmo –, acredita-se que as poucas enzimas diferentes da peçonha da jararaca-ilhoa possam dar origem a novos fármacos.
Para os ambientalistas, esse é um dos motivos da retirada ilegal de cobras da Queimada Grande. “Por ser uma espécie endêmica e pelas propriedades ainda inexploradas do veneno, ela tornou-se um alvo cobiçado da biopirataria”, afirma Raulff Lima, coordenador executivo da Renctas, ONG de combate ao tráfico de animais. “As serpentes, de um modo geral, são muito resistentes. Elas podem ficar dias sem comer, o que facilita seu envio a outros países”, afirma.
A ilha é considerada no meio científico como o maior serpentário natural do mundo, já que existem cerca de cinco serpentes por metro quadrado na ilha.
Desde 31 de janeiro de 1984  a ilha é uma Área de Relevante Interesse Ecológico  (ARIE), seguindo o que estabelece o Decreto nº 91.887, de 5 de novembro de 1985, o qual é amparado pelo que é disposto no Decreto nº 89.336, de 31 de janeiro de 1984 sobre as Reservas Econômicas e Áreas de Relevante Interesse Ecológico.
Em 2010, o site Listverse, especializado em listas diversas de melhores e piores sobre todos os assuntos, elegeu a ilha como o pior lugar do mundo para se visitar, à frente da zona contaminada de Chernobyl  e dos vulcões de lama do Azerbaijão.
A ILHA DO MEDO!!!
À distância, a Ilha parece ser uma lindo lugar, diria paradisíaco! Mas poucos arriscam parar por lá! 
Caso você queira conhecer o lugar precisará da autorização da Marinha, sem contar que não poderá deixar para trás a coragem! E aí, tem coragem?

FONTES:
VÍDEOS:
https://www.youtube.com/watch?v=zDJxQOEHKVA
http://videolog.tv/529722

MATÉRIAS:
http://www.itanhaem.sp.gov.br/turismo/turismo/ilha_queimada_grande.html
http://viajeaqui.abril.com.br/materias/ilha-queimada-grande-sao-paulo
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rea_de_Relevante_Interesse_Ecol%C3%B3gico_Ilhas_Queimada_Grande_e_Queimada_Pequena.
http://eco.ib.usp.br/labvert/insularis%20ciencia%20hoje.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação, assim que possível darei retorno.