sábado, 26 de julho de 2014

CASTORES: CONSTRUTORES DE BARRAGENS


À beira da extinção pelo comércio de peles nos séculos 17 e 18, o castor está voltando com força aos antigos hábitats em toda a América do Norte, alguns vivendo mesmo às portas de grandes cidades, como Montreal.
"Há diques por todo o Canadá e algumas colônias de castores contam com até 100 animais por km²", destaca Jean Thie. "Eles refazem a paisagem",

O objetivo deste pequeno animal é criar reservatórios de água onde possam proteger-se de predadores, fazendo fluir o próprio alimento e os materiais de construção que utilizam. A barragem é uma parte importante de seus lares. Os castores usam lama e madeira pra construir represas nos riachos.
Thie realça: “É um fenómeno único − diques construídos por roedores visíveis do espaço”.
Os castores são mamíferos que podem chegar a pesar 30 quilos e medir até 30 centímetros de altura e 2 metros de comprimento. A gestação desse animalzinho dura cerca de 100 dias, ele se alimenta principalmente de  raízes, galhos, folhas e plantas aquáticas. Um castor é capaz de viver aproximadamente 20 anos e é encontrado na América do Norte, Europa e Ásia.
Além de um construtor talentoso, ele também é um excelente nadador sendo capaz de nadar rapidamente e ficar submerso por até 15 minutos, porém, na terra, ele se movimenta devagar. Assim como as formigas, os castores saem em busca de comida, levam para a toca e fazem estoques para que nos dias frios, eles possam ficar todos juntos dentro de casa.
Os castores possuem uma audição bem desenvolvida, e seus ouvidos tem válvulas que se fecham e evitam a entrada de água. O faro dos castores também é bastante aguçado, e pelo cheiro eles conseguem reconhecer seus parentes e detectar ameaças. Seus dentes da frente são uma ferramenta poderosa, capazes de cortar galhos facilmente. Os olhos dos castores possuem pálpebras transparentes que servem de proteção quando eles estão mergulhando.

MAS, PORQUE ELES CONSTROEM BARRAGENS?

Por serem animais que vivem em família, os castores buscam sempre bons lugares para construir suas casas, por isso eles constroem-nas em margens de rios e lagos ou no meio deles, por serem locais de difícil acesso aos predadores. Suas casas são feitas com pedaços de madeira, pedras e lama, e as represas servem como proteção para elas, pois tem a função de manter a água numa altura mínima, e caso chova demais e o nível da água suba, os castores abrem buracos em suas barricadas como se fosse comportas de uma represa, para que o nível da água continue normalizado, prevenindo que sua casa seja inundada.

A maioria das barragens construídas por castores, ficam no Canadá e Estados Unidos.

Castores constroem barragem de 850 metros no Canadá
Maior obra do mundo natural está em construção desde 1970 e deve terminar daqui a dez anos
Uma barragem construída por castores, a maior do mundo natural, foi descoberta numa região isolada e selvagem do norte do Canadá por um ecologista que utilizou fotos por satélite do site Google Earth.
Situada no Parque Nacional Wood Buffalo, no norte da província de Alberta, a barragem mede 850 m de comprimento, muito maior que a média considerada para um trabalho desse tipo, que não passa, geralmente, de 100 metros no Canadá. Apenas 1 desses diques em 1.000 tem mais de 500 metros de comprimento.
Pude ser afirmado, no entanto, que "é muito antiga. Quando um dique é mais novo, apresenta toras de lenha de corte recente. Neste, a erva cresce, a aparência é de muito verde".

A construção teria começado nos anos 1970, acredita Jean Thie, que a descobriu quando tentava medir, com a ajuda de fotos por satélite, o derretimento do permafrost (a camada constituída por terra, gelo e rochas permanentemente congeladas) no norte do Canadá.
"Várias gerações de castores trabalharam na construção, que continua a aumentar O dique já era visível em fotos da Nasa do início dos anos 90.
Os castores estão construindo outros dois diques de cada lado da barragem principal; em dez anos, as estruturas vão formar uma única barragem, com quase 1 km,
Os valentes castores constroem diques para criar reservatórios de água profundos onde podem se abrigar de predadores, fazendo fluir o próprio alimento e os materiais de construção que utilizam.
Fontes:

Video

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação, assim que possível darei retorno.