terça-feira, 20 de janeiro de 2015

COMO SURGEM TEMPESTADES DE AREIA?

                               


 Uma tempestade de areia ou tempestade de poeira é um dos fenômenos denominados litometeoros e ocorre quando a umidade relativa do ar é mais baixa que 80% permitindo a suspensão de partículas em sua maioria sólidas mas não aquosas pelo ar. O resultado pode ser a névoa seca, Tempestade de areia (ou poeira), Turbilhão de areia (ou poeira). Se trata de uma grande massa de partículas de poeira, ou areia é deslocada  por ventos turbulentos e fortes e elevadas do solo até a uma altura considerável. Algumas vezes esses fenômenos são provocados por redemoinhos de vento ( dust devils)

Como ocorrem?

Ocorrem naturalmente com o aquecimento da superfície dos desertos.
Os raios solares esquentam o solo, fazendo com que a temperatura do chão pule de 30 ºC às 8 da manhã para 80 ºC ao meio-dia. Esse enorme aquecimento rompe a camada fria que existe nas primeiras horas do dia próximo ao solo e origina ventos de até 100 km/h. A quantidade de sedimentos que esses sopros podem transportar é impressionante. Somente no deserto do Saara, na África, estima-se que os ventos do deserto carreguem anualmente 260 milhões de toneladas de areia para outras regiões. Desse total, cerca de 35 milhões de toneladas vão parar no oceano Atlântico. "A força do fenômeno é tamanha que as rajadas que sopram para o oeste levam grãos de areia até o arquipélago de Cabo Verde, a cerca de 500 quilômetros do litoral africano", afirma o geógrafo Roberto Verdum, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A areia para por aí, mas a poeira fina vai ainda mais longe: erguidas pelo vento, partículas de pó cruzam o oceano Atlântico e aportam nas Américas, trazendo junto grande quantidade de bactérias e fungos que podem prejudicar os ecossistemas locais. Apesar de serem fenômenos naturais, as tempestades de areia podem
acontecer com mais frequência por causa da ação humana. O desmatamento e o esgotamento dos solos tendem a aumentar a área coberta pela areia. Aí, se a região tiver ventos fortes, o lugar torna-se propício para as tempestades. A situação é particularmente grave na China, onde violentas rajadas fazem as areias avançarem cerca de 3 mil quilômetros quadrados por ano, ameaçando soterrar 24 mil pequenas cidades e 30 mil quilômetros de rodovias nas próximas décadas.
São mais frequentes em regiões com grande quantidade de areia e baixa umidade, como desertos da Patagônia- Argentina, Gobi – China, nas grandes planícies norte-americanas (década de 1930), no Oriente Médio, na Austrália e na Ásia Central, além do deserto do Saara.

Como sobreviver a uma tempestade de areia?


As tempestades de areia estão entre os fenômenos mais violentos e imprevisíveis da natureza. Ventos altos levantam as partículas de areia no ar, criando uma nuvem de grãos sufocante, reduzindo a visibilidade a zero em questão de segundos. Quase todas as tempestades de areia podem causar ferimentos, danos a propriedade ou morte.
Se estiver em um local propenso a tempestades, leve uma máscara própria para filtrar pequenas partículas e óculos fechados para proteger os olhos. É bom carregar um suprimento de água, caso fique preso na tempestade. As tempestades são normalmente acompanhadas de altas temperaturas, e você vai ficar desidratado no calor e com os ventos fortes. Leve roupas que cubram o corpo todo para lhe proteger da abrasão da areia e lhe manter aquecido caso encontre uma tempestade de inverno, que pode cusar hipotermia.
Se ver uma tempestade a distância e estiver em um veículo, você pode ser capaz de fugir dela. Algumas tempestades viajam a mais de 120km/h, mas frequentemente elas andam muito mais devagar. Ao fugir da tempestade, não se ponha em risco por dirigir em altas velocidades. Se a tempestade estiver lhe alcançando, é melhor parar e se preparar. Quando entrar na tempestade, a visibilidade vai ser reduzida a zero em questão de segundos. Pode ser tarde demais para frear.
Tempestades de areia variam muito em tamanho e duração; a maioria é pequena e dura só alguns minutos, enquanto as maiores podem se estender por centenas de quilômetros, ter mais de dois quilômetros de altura e durar muitos dias. As condições ideais para uma tempestade de areia são ideais para tempestades elétricas também, e relâmpagos normalmente acompanham tempestades de areia.
Cuidado, tempestades de areia podem ser perigosas e até fatais para pessoas com problemas respiratórios ou sistema imune fraco. Inalar pequenas quantidades de poeira pode ser letal para pessoas com dificuldade de respirar.


Fontes:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-surgem-as-tempestades-de-areia

Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=maVTz1uqjZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação, assim que possível darei retorno.